Expectativa é que até sexta-feira as pendências sejam encaminhadas ao Governo de Rondônia para retorno das obras. O retorno das obras de esgotamento sanitário no município de Ji-Paraná foi o tema central de uma reunião que ocorreu na terça-feira (16), em Brasília, entre os representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e de Ji-Paraná. O prefeito Isaú Fonseca foi recebido pela diretora do Departamento de Repasses a Projetos do MDR, Helena Buys da Silva, para tratar sobre o assunto.
Expectativa é que até sexta-feira as pendências sejam encaminhadas ao Governo de Rondônia para retorno das obras
Na reunião, Helena Buys da Silva, ressaltou que a empresa responsável pela execução informou que os trabalhos estão paralisados por conta de uma atualização necessária da planilha de custos da obra. “O setor técnico da empresa vai encaminhar as justificativas dos custos do projeto ao Governo de Rondônia, para que sejam enviadas à Caixa Econômica Federal (CEF), que fará a análise da viabilidade das justificativas”, pontuou.
Para o prefeito de Ji-Paraná, o momento é fundamental para o reinício da obra, pois foi lançado no dia 3 de novembro os projetos “Tchau Poeira” e o “Governo na Cidade” no município, que visam investimento superior a R$ 11,2 milhões. “O governador Marcos Rocha já confirmou os asfaltamentos e vim à Brasília; mesmo sendo uma obra dos Governos Federal e Estadual na minha cidade, preciso acelerar, para que não precisemos quebrar um asfalto de excelente qualidade para colocar a rede de esgoto”, frisou.
Reunião aconteceu no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília
Em referência ao montante que a União investirá no município, Isaú Fonseca explicou que os quase R$ 150 milhões farão a diferença para que perto de 100%, Ji-Paraná tenha rede de esgotamento sanitário. Além disso, segundo ele, o cuidado com a infraestrutura vai melhorar a saúde pública em um projeto que diversas empresas se interessam em executar pelo aporte financeiro empregado. Durante a reunião foi feito contato telefônico com a construtora, onde a área técnica afirmou que já tomou conhecimento do pedido do ministério mesmo sem ofício do assunto.
O superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Augusto Leonel, explicou que a representação pode fazer esta articulação com intenção de cobrar celeridade no envio por parte da empresa, haja vista que a obra é de suma importância para o Governo de Rondônia e para o município. Além disso, ele ressaltou que a conclusão do projeto marcará um dos grandes feitos do governo do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Durante a reunião foi sinalizado pela diretora Helena Buys da Silva, que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está incluída no projeto já pode ter a construção iniciada. Ela confirmou que há uma orientação técnica do MDR que define a implementação da ETE inicialmente. “É preciso mobilizar os trabalhos para a construção seguir da jusante (foz) para a montante (início); com isso não se perde tempo com os detalhes reivindicados”, acenou.
Publicidade
A expectativa é de que até sexta-feira (19) sejam encaminhadas as pendências ao Governo de Rondônia, pois a diretora do MDR, marcou nova reunião conjuntamente com a Caixa Econômica Federal para o dia 23 de novembro, de modo que a obra retorne imediatamente. Até o momento foram implementados 43 quilômetros do projeto que totalizam 440 quilômetros de tubulação e uma ETE para atender mais de 29 mil residências.
H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.
A Prefeitura de Paranaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou nesta sexta-feira o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais que irão reforçar as atividades desenvolvidas pela pasta.
O processo foi realizado em conformidade com as normas estabelecidas em edital, assegurando transparência, igualdade de oportunidades e eficiência na seleção dos candidatos.
Os participantes podem acessar a lista completa dos aprovados e classificados nos canais oficiais do município. Os candidatos aprovados deverão permanecer atentos às próximas publicações referentes à convocação e aos procedimentos necessários para a efetivação da contratação.
A iniciativa faz parte do compromisso da Administração Municipal em fortalecer as ações de preservação ambiental, ampliar a qualidade dos serviços prestados à população e promover o desenvolvimento sustentável de Paranaíba.
Mato Grosso do Sul teve um saldo positivo na geração de empregos formais de 6.157 vagas no mês de fevereiro. Esse é o melhor desempenho do Estado desde fevereiro de 2025, quando foram criados 8.280 novas vagas. Com esse resultado, o saldo do período subiu para 10.369 e o estoque de empregos formais em Mato Grosso do Sul chega a 700.176, número recorde.
Dois setores foram responsáveis pelo excelente desempenho do Estado na geração de empregos, embora nenhum tenha apresentado saldo negativo. Os Serviços empregaram mais 2.466 trabalhadores, enquanto a Construção teve acréscimo de 1.752. Em terceiro vem a Agropecuária (948), seguida da Indústria (871) e por fim, o Comércio (120).
Os homens formam o maior universo das contratações de fevereiro: 4.063, enquanto as mulheres foram 2.094. Com relação à escolaridade, o grupo mais numeroso (3.088) concluiu o Ensino Médio. Em segundo lugar estão os trabalhadores que disseram ter o Ensino Fundamental Incompleto, já 766 não concluíram o Ensino Médio, 574 têm o Fundamental Completo, 518 concluíram o Ensino Superior, 75 estão cursando uma faculdade e apenas 53 se declararam analfabetos.
No recorte por idade, o grupo mais numeroso (1.963) está na faixa etária entre 18 a 24 anos, seguidos do grupo entre 30 a 39 anos (1.095), depois vem o grupo entre 40 a 49 anos (1.087), enquanto 745 tinham até 17 anos e 638 estavam na faixa entre 50 a 64 anos. No grupo acima (65 anos ou mais) houve redução de 14 vagas no mês de fevereiro.
Publicidade
Na distribuição regional, a Capital do Estado, Campo Grande, teve o maior saldo das novas contratações em fevereiro com acréscimo de 1.269 trabalhadores, seguido de Inocência, onde está sendo instalada a megaindústria de produção de celulose da Arauco do Brasil, que registrou saldo de 1.028 vagas. Em terceiro aparece Dourados (677), depois Três Lagoas (372) e fechando o ranking dos cinco maiores empregadores do mês, Rio Brilhante com mais 222 trabalhadores.
O bom desempenho de fevereiro colocou Mato Grosso do Sul na 10ª colocação nacional entre os maiores saldos de empregos formais. São Paulo foi o primeiro com 95.896 novas vagas. Em nível nacional foram gerados 255.321 novos empregos no mês de fevereiro.
João Prestes, Comunicação Semadesc Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo
O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu importante reconhecimento nacional em cerimônia realizada em Brasília (DF), pelo MEC (Ministério da Educação), segunda-feira (23): é o selo ouro do Compromisso com a Alfabetização. Além da rede pública estadual, 43 municípios sul-mato-grossenses também receberam a honraria, evidenciando avanço conjunto das políticas públicas do setor no Estado, ideia que recebe fomento prioritário da SED (Secretaria de Estado de Educação), indo além da REE (Rede Estadual de Ensino).
Durante o evento também foi divulgado o resultado do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) nacional. O Brasil alcançou 66% das crianças alfabetizadas, o mesmo índice alcançado por Mato Grosso do Sul, superando a meta prevista pelo Estado para 2025. O dado reforça a efetividade das ações desenvolvidas no território sul-mato-grossense e demonstra a força do trabalho articulado entre Estado e municípios em favor da alfabetização.
“O avanço de Mato Grosso do Sul no ICA demonstra a seriedade do trabalho realizado pelas redes estadual e municipais. Superar a meta projetada para 2025 é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. Esse resultado reforça a importância do regime de colaboração para que Estado e municípios continuem avançando juntos na alfabetização das crianças sul-mato-grossenses”, afirma o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
Já a articuladora estadual da Renalfa pela Undime/MS, Alessandra Beker, ressaltou que o reconhecimento dos municípios e o desempenho alcançado pelo território estadual refletem um esforço coletivo e permanente em prol da aprendizagem.
Publicidade
“O avanço dos municípios de MS na alfabetização das crianças mostra a força de um trabalho construído com compromisso, acompanhamento e cooperação entre as redes. Esse reconhecimento nacional reforça que, quando a alfabetização é tratada como prioridade, os resultados chegam e fazem diferença na vida das crianças”, destaca Alessandra.
A conquista fortalece ainda mais a agenda da alfabetização em Mato Grosso do Sul e reafirma a importância de manter o regime de colaboração como base para a continuidade das ações. O reconhecimento nacional alcançado pelo Estado e pelos municípios representa não apenas uma premiação, mas a consolidação de um compromisso público com a aprendizagem, a equidade e a garantia do direito de cada criança ser alfabetizada na idade adequada.
Coordenadora de Articulação Pedagógica e articuladora estadual da Renalfa, Gorete Siqueira também destacou a relevância da conquista. “Receber o selo ouro é resultado de trabalho contínuo, planejamento, colaboração e, sobretudo, de uma rede comprometida com o direito de aprender. Cada conquista reflete o empenho de gestores, professores, equipes técnicas e de todos que acreditam na alfabetização como base da educação”, enfatiza.
Prefeitos, dirigentes municipais de educação e equipes técnicas das secretarias municipais de Educação participaram da solenidade, que reuniu representantes de todo o país. A comitiva sul-mato-grossense contou ainda com a participação das articuladoras estaduais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Adersino Junior, Comunicação SED Foto de capa: Bruno Rezende/Secom-MS
Internas: Arquivo SED
Deixe o Seu Comentário