Conecte-se Conosco

Cidade

Governo de Rondônia entrega mamógrafo digital para o município de Ji-Paraná

Avatar

Publicado

em

Entrega do mamógrafo digital para o Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha, em Ji-Paraná. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta segunda-feira (25), a entrega do mamógrafo digital, para o Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha, em Ji-Paraná, que visa diagnosticar alterações ou doenças no tecido mamário ainda na fase inicial, aumentando a chances de cura do paciente.

Entrega do mamógrafo digital para o Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha, em Ji-Paraná.

Por possuir alta tecnologia, o aparelho realiza um exame mais sensível e compressão menor para obter registros. Como a radiação em cada exame, é ajustada automaticamente. Esse ajuste reduz a necessidade da realização de novas mamografias, pois as imagens saem mais nítidas. Mulheres que têm histórico de câncer de mama na família e parentes de 1º grau com idade abaixo de 40 anos, podem ter predisposição genética para a doença, por isso é necessário realizar todos os anos o exame de prevenção.

Entrega do mamógrafo digital para o Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha, em Ji-Paraná.

Secretário da Saúde destaca a importância do aparelho

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, destaca a importância do equipamento para as mulheres de Ji-Paraná. “É extremamente importante que o município tenha um equipamento completo para que as mulheres possam fazer exame com segurança e tranquilidade, pois só assim conseguiremos detectar precocemente a doença e ter sucesso no tratamento”, diz Máximo.

O mamógrafo digital é equipado com um braço giratório acoplado ao conjunto de tubo de raios-x, painel de controle e estereotaxia, um aparelho especial que permite a biópsia orientada por radiografia. Além disso, oferece total proteção radiológica para o operador . O aparelho no valor de R$ 937 mil, foi adquirido através de emenda Parlamentar do Deputado Federal Lúcio Mosquini.

Governo de Rondônia

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade

Resultado final do Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

LUIS VILELA

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou nesta sexta-feira o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais que irão reforçar as atividades desenvolvidas pela pasta.

O processo foi realizado em conformidade com as normas estabelecidas em edital, assegurando transparência, igualdade de oportunidades e eficiência na seleção dos candidatos.

Os participantes podem acessar a lista completa dos aprovados e classificados nos canais oficiais do município. Os candidatos aprovados deverão permanecer atentos às próximas publicações referentes à convocação e aos procedimentos necessários para a efetivação da contratação.

A iniciativa faz parte do compromisso da Administração Municipal em fortalecer as ações de preservação ambiental, ampliar a qualidade dos serviços prestados à população e promover o desenvolvimento sustentável de Paranaíba.

Publicidade

Confira o resultado final no link abaixo:

• Processo seletivo do Meio Ambiente – Edital 004 – Resultado Final homologação

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Com saldo de 6.157 empregos, Mato Grosso do Sul tem melhor desempenho no Caged em 12 meses

LUIS VILELA

Publicado

em

Mato Grosso do Sul teve um saldo positivo na geração de empregos formais de 6.157 vagas no mês de fevereiro. Esse é o melhor desempenho do Estado desde fevereiro de 2025, quando foram criados 8.280 novas vagas. Com esse resultado, o saldo do período subiu para 10.369 e o estoque de empregos formais em Mato Grosso do Sul chega a 700.176, número recorde.

Dois setores foram responsáveis pelo excelente desempenho do Estado na geração de empregos, embora nenhum tenha apresentado saldo negativo. Os Serviços empregaram mais 2.466 trabalhadores, enquanto a Construção teve acréscimo de 1.752. Em terceiro vem a Agropecuária (948), seguida da Indústria (871) e por fim, o Comércio (120).

Os homens formam o maior universo das contratações de fevereiro: 4.063, enquanto as mulheres foram 2.094. Com relação à escolaridade, o grupo mais numeroso (3.088) concluiu o Ensino Médio. Em segundo lugar estão os trabalhadores que disseram ter o Ensino Fundamental Incompleto, já 766 não concluíram o Ensino Médio, 574 têm o Fundamental Completo, 518 concluíram o Ensino Superior, 75 estão cursando uma faculdade e apenas 53 se declararam analfabetos.

No recorte por idade, o grupo mais numeroso (1.963) está na faixa etária entre 18 a 24 anos, seguidos do grupo entre 30 a 39 anos (1.095), depois vem o grupo entre 40 a 49 anos (1.087), enquanto 745 tinham até 17 anos e 638 estavam na faixa entre 50 a 64 anos. No grupo acima (65 anos ou mais) houve redução de 14 vagas no mês de fevereiro.

Publicidade

Na distribuição regional, a Capital do Estado, Campo Grande, teve o maior saldo das novas contratações em fevereiro com acréscimo de 1.269 trabalhadores, seguido de Inocência, onde está sendo instalada a megaindústria de produção de celulose da Arauco do Brasil, que registrou saldo de 1.028 vagas. Em terceiro aparece Dourados (677), depois Três Lagoas (372) e fechando o ranking dos cinco maiores empregadores do mês, Rio Brilhante com mais 222 trabalhadores.

O bom desempenho de fevereiro colocou Mato Grosso do Sul na 10ª colocação nacional entre os maiores saldos de empregos formais. São Paulo foi o primeiro com 95.896 novas vagas. Em nível nacional foram gerados 255.321 novos empregos no mês de fevereiro.

João Prestes, Comunicação Semadesc
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Mato Grosso do Sul recebe ‘selo ouro’ do Compromisso com a Alfabetização

LUIS VILELA

Publicado

em

O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu importante reconhecimento nacional em cerimônia realizada em Brasília (DF), pelo MEC (Ministério da Educação), segunda-feira (23): é o selo ouro do Compromisso com a Alfabetização. Além da rede pública estadual, 43 municípios sul-mato-grossenses também receberam a honraria, evidenciando avanço conjunto das políticas públicas do setor no Estado, ideia que recebe fomento prioritário da SED (Secretaria de Estado de Educação), indo além da REE (Rede Estadual de Ensino).

Durante o evento também foi divulgado o resultado do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) nacional. O Brasil alcançou 66% das crianças alfabetizadas, o mesmo índice alcançado por Mato Grosso do Sul, superando a meta prevista pelo Estado para 2025. O dado reforça a efetividade das ações desenvolvidas no território sul-mato-grossense e demonstra a força do trabalho articulado entre Estado e municípios em favor da alfabetização.

“O avanço de Mato Grosso do Sul no ICA demonstra a seriedade do trabalho realizado pelas redes estadual e municipais. Superar a meta projetada para 2025 é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. Esse resultado reforça a importância do regime de colaboração para que Estado e municípios continuem avançando juntos na alfabetização das crianças sul-mato-grossenses”, afirma o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

Já a articuladora estadual da Renalfa pela Undime/MS, Alessandra Beker, ressaltou que o reconhecimento dos municípios e o desempenho alcançado pelo território estadual refletem um esforço coletivo e permanente em prol da aprendizagem.

Publicidade

“O avanço dos municípios de MS na alfabetização das crianças mostra a força de um trabalho construído com compromisso, acompanhamento e cooperação entre as redes. Esse reconhecimento nacional reforça que, quando a alfabetização é tratada como prioridade, os resultados chegam e fazem diferença na vida das crianças”, destaca Alessandra.

A conquista fortalece ainda mais a agenda da alfabetização em Mato Grosso do Sul e reafirma a importância de manter o regime de colaboração como base para a continuidade das ações. O reconhecimento nacional alcançado pelo Estado e pelos municípios representa não apenas uma premiação, mas a consolidação de um compromisso público com a aprendizagem, a equidade e a garantia do direito de cada criança ser alfabetizada na idade adequada.

Coordenadora de Articulação Pedagógica e articuladora estadual da Renalfa, Gorete Siqueira também destacou a relevância da conquista. “Receber o selo ouro é resultado de trabalho contínuo, planejamento, colaboração e, sobretudo, de uma rede comprometida com o direito de aprender. Cada conquista reflete o empenho de gestores, professores, equipes técnicas e de todos que acreditam na alfabetização como base da educação”, enfatiza.

Prefeitos, dirigentes municipais de educação e equipes técnicas das secretarias municipais de Educação participaram da solenidade, que reuniu representantes de todo o país. A comitiva sul-mato-grossense contou ainda com a participação das articuladoras estaduais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Adersino Junior, Comunicação SED
Foto de capa: Bruno Rezende/Secom-MS
Internas: Arquivo SED

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade4 semanas atrás

PRF apreende 304 Kg de maconha em Paranaíba (MS)

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 304 quilos de maconha, nesta terça-feira (26), em Paranaíba (MS). Durante fiscalizações na BR-158, os...

Cidade4 semanas atrás

HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS É PRESO EM PARANAÍBA

A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Paranaíba, efetuou nesta terça-feira (26) a prisão de...

Cidade1 mês atrás

Aparecida do Taboado: PM age rápido e prende mulher em flagrante após furtos em sequência

Aparecida do Taboado (MS) – Na manhã desta segunda-feira (18/05), a Polícia Militar prendeu uma mulher em flagrante após cometer...

Cidade1 mês atrás

PM apreende ferramentas e materiais elétricos de origem suspeita em rodovia de Paranaíba

Paranaíba (MS) – Na madrugada da última sexta-feira (15/05), a Polícia Militar realizou a abordagem de um motociclista que transportava...

Cidade1 mês atrás

Prefeitura divulga lista de pré-selecionados do Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura Municipal divulgou a lista de pré-beneficiários selecionados para a 2ª Etapa do Programa Minha Casa Minha Vida –...

Cidade1 mês atrás

Homem morre após atropelamento no Bairro Daniel V em Paranaíba

Na madrugada deste sábado (09), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de atropelamento no Bairro Daniel V,...

Cidade2 meses atrás

Caminhoneiro é preso após danificar fios e semáforo no centro da cidade

Caminhão de carga provoca danos em estruturas públicas e privadas e condutor é encaminhado à Delegacia.A Polícia Militar atendeu, na...

Cidade3 meses atrás

Mulher morre após colisão entre bicicleta elétrica e carro em Paranaíba

Uma mulher morreu após se envolver em um acidente de trânsito entre uma bicicleta elétrica e um carro, em Paranaíba....

Cidade3 meses atrás

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão por estupro em Paranaíba

Na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul cumpriu dois mandados de prisão em Paranaíba...

Destaques4 meses atrás

Cadáver em decomposição é encontrado no Córrego Ceroula

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na tarde desta sexta-feira (6) no Córrego Ceroula, região da...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas