Por meio do trabalho executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) durante o período de seca, o Governo de Rondônia concluiu na sexta-feira (5) a recuperação dos 300 quilômetros de vias não pavimentadas sob sua responsabilidade nos municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici. Com base num Plano Anual de Trabalho, as equipes da 8ª Residência Regional do DER foram divididas em frentes de serviço para atender, inclusive, vias municipais sob termo de cooperação, como as Linhas do km 9 e do km 12, em Ji-Paraná e a Linha 114, entre Presidente Médici e Ministro Mario Andreazza.
Governo conclui recuperação de 300 quilômetros de estradas em Ji-Paraná e Presidente Médici
De acordo com o residente regional, Klayson Furtado, nestes termos de cooperação estabelecidos, foram realizadas obras não só de recuperação, mas também de melhorias, tais como: substituição de bueiros e pontes de madeira. “Pelos termos de cooperação, foram executados serviços como reconformação de plataforma, recomposição de revestimento primário, limpeza lateral, saídas d’água e sinalização”, explica. Furtado destaca ainda que os trabalhos de manutenção das vias devido ao período de inverno amazônico já se iniciaram, com foco na eliminação de atoleiros, abertura de saídas d’água, desobstrução de bueiros e recuperação de pontes de madeira para garantir o tráfego, mesmo com as chuvas intensas. Com base nas ações integradas entre as regionais, o DER tem focado na recuperação total das rodovias com e sem pavimentação asfáltica sob responsabilidade do Governo do Estado, bem como auxiliar na manutenção de vias municipais de maior importância.
Malha viária sob a responsabilidade do Governo de Rondônia totalmente recuperada na Região Central do Estado
Segundo o diretor-geral do DER, Elias Rezende, é o conjunto de procedimentos técnicos executados dentro de um Planejamento Anual de Trabalho que garante a qualidade dos resultados. “O governador Marcos Rocha tem acompanhado de perto as ações do DER nos 52 municípios. Por meio de uma gestão transparente e responsável, tem garantido que nossas equipes consigam fazer mais pela infraestrutura do Estado, com qualidade e eficiência no uso dos recursos públicos”, detalha.
Intervenção infraestrutural na via com corte de morro e atenuação de aclive
Nos municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici, onde atua a 8ª RR-DER, cerca de 300 quilômetros de rodovia
s estaduais sem pavimentação asfáltica recebem periodicamente manutenção para garantir a trafegabilidade, sem interrupção dos trabalhos, até mesmo durante a pandemia de covid-19.
Publicidade
Na região outros 100 quilômetros de vias pavimentadas recebem a manutenção executada pela Usina de Asfalto do DER de Ji-Paraná, além da atenção dada pela atual gestão Marcos Rocha ao Aeroporto José Coleto e ao Parque tecnológico Vandeci Rack. Ao todo, o DER tem sob sua responsabilidade mais de seis mil quilômetros de vias com e sem pavimentação nos 52 municípios, além de quatro aeroportos no interior do Estado. Para executar a recuperação, manutenção e melhoria de toda esta infraestrutura, o órgão dispõe de mais de 1200 servidores, 14 Residências Regionais e quatro Usinas de Asfalto Usinado a Quente (CBUQ).
H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.
A Prefeitura de Paranaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou nesta sexta-feira o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais que irão reforçar as atividades desenvolvidas pela pasta.
O processo foi realizado em conformidade com as normas estabelecidas em edital, assegurando transparência, igualdade de oportunidades e eficiência na seleção dos candidatos.
Os participantes podem acessar a lista completa dos aprovados e classificados nos canais oficiais do município. Os candidatos aprovados deverão permanecer atentos às próximas publicações referentes à convocação e aos procedimentos necessários para a efetivação da contratação.
A iniciativa faz parte do compromisso da Administração Municipal em fortalecer as ações de preservação ambiental, ampliar a qualidade dos serviços prestados à população e promover o desenvolvimento sustentável de Paranaíba.
Mato Grosso do Sul teve um saldo positivo na geração de empregos formais de 6.157 vagas no mês de fevereiro. Esse é o melhor desempenho do Estado desde fevereiro de 2025, quando foram criados 8.280 novas vagas. Com esse resultado, o saldo do período subiu para 10.369 e o estoque de empregos formais em Mato Grosso do Sul chega a 700.176, número recorde.
Dois setores foram responsáveis pelo excelente desempenho do Estado na geração de empregos, embora nenhum tenha apresentado saldo negativo. Os Serviços empregaram mais 2.466 trabalhadores, enquanto a Construção teve acréscimo de 1.752. Em terceiro vem a Agropecuária (948), seguida da Indústria (871) e por fim, o Comércio (120).
Os homens formam o maior universo das contratações de fevereiro: 4.063, enquanto as mulheres foram 2.094. Com relação à escolaridade, o grupo mais numeroso (3.088) concluiu o Ensino Médio. Em segundo lugar estão os trabalhadores que disseram ter o Ensino Fundamental Incompleto, já 766 não concluíram o Ensino Médio, 574 têm o Fundamental Completo, 518 concluíram o Ensino Superior, 75 estão cursando uma faculdade e apenas 53 se declararam analfabetos.
No recorte por idade, o grupo mais numeroso (1.963) está na faixa etária entre 18 a 24 anos, seguidos do grupo entre 30 a 39 anos (1.095), depois vem o grupo entre 40 a 49 anos (1.087), enquanto 745 tinham até 17 anos e 638 estavam na faixa entre 50 a 64 anos. No grupo acima (65 anos ou mais) houve redução de 14 vagas no mês de fevereiro.
Publicidade
Na distribuição regional, a Capital do Estado, Campo Grande, teve o maior saldo das novas contratações em fevereiro com acréscimo de 1.269 trabalhadores, seguido de Inocência, onde está sendo instalada a megaindústria de produção de celulose da Arauco do Brasil, que registrou saldo de 1.028 vagas. Em terceiro aparece Dourados (677), depois Três Lagoas (372) e fechando o ranking dos cinco maiores empregadores do mês, Rio Brilhante com mais 222 trabalhadores.
O bom desempenho de fevereiro colocou Mato Grosso do Sul na 10ª colocação nacional entre os maiores saldos de empregos formais. São Paulo foi o primeiro com 95.896 novas vagas. Em nível nacional foram gerados 255.321 novos empregos no mês de fevereiro.
João Prestes, Comunicação Semadesc Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo
O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu importante reconhecimento nacional em cerimônia realizada em Brasília (DF), pelo MEC (Ministério da Educação), segunda-feira (23): é o selo ouro do Compromisso com a Alfabetização. Além da rede pública estadual, 43 municípios sul-mato-grossenses também receberam a honraria, evidenciando avanço conjunto das políticas públicas do setor no Estado, ideia que recebe fomento prioritário da SED (Secretaria de Estado de Educação), indo além da REE (Rede Estadual de Ensino).
Durante o evento também foi divulgado o resultado do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) nacional. O Brasil alcançou 66% das crianças alfabetizadas, o mesmo índice alcançado por Mato Grosso do Sul, superando a meta prevista pelo Estado para 2025. O dado reforça a efetividade das ações desenvolvidas no território sul-mato-grossense e demonstra a força do trabalho articulado entre Estado e municípios em favor da alfabetização.
“O avanço de Mato Grosso do Sul no ICA demonstra a seriedade do trabalho realizado pelas redes estadual e municipais. Superar a meta projetada para 2025 é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. Esse resultado reforça a importância do regime de colaboração para que Estado e municípios continuem avançando juntos na alfabetização das crianças sul-mato-grossenses”, afirma o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
Já a articuladora estadual da Renalfa pela Undime/MS, Alessandra Beker, ressaltou que o reconhecimento dos municípios e o desempenho alcançado pelo território estadual refletem um esforço coletivo e permanente em prol da aprendizagem.
Publicidade
“O avanço dos municípios de MS na alfabetização das crianças mostra a força de um trabalho construído com compromisso, acompanhamento e cooperação entre as redes. Esse reconhecimento nacional reforça que, quando a alfabetização é tratada como prioridade, os resultados chegam e fazem diferença na vida das crianças”, destaca Alessandra.
A conquista fortalece ainda mais a agenda da alfabetização em Mato Grosso do Sul e reafirma a importância de manter o regime de colaboração como base para a continuidade das ações. O reconhecimento nacional alcançado pelo Estado e pelos municípios representa não apenas uma premiação, mas a consolidação de um compromisso público com a aprendizagem, a equidade e a garantia do direito de cada criança ser alfabetizada na idade adequada.
Coordenadora de Articulação Pedagógica e articuladora estadual da Renalfa, Gorete Siqueira também destacou a relevância da conquista. “Receber o selo ouro é resultado de trabalho contínuo, planejamento, colaboração e, sobretudo, de uma rede comprometida com o direito de aprender. Cada conquista reflete o empenho de gestores, professores, equipes técnicas e de todos que acreditam na alfabetização como base da educação”, enfatiza.
Prefeitos, dirigentes municipais de educação e equipes técnicas das secretarias municipais de Educação participaram da solenidade, que reuniu representantes de todo o país. A comitiva sul-mato-grossense contou ainda com a participação das articuladoras estaduais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Adersino Junior, Comunicação SED Foto de capa: Bruno Rezende/Secom-MS
Internas: Arquivo SED
Deixe o Seu Comentário