Conecte-se Conosco

Agro

Marias do Agro consolidam presença na Expopar com maior leilão da feira em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

O Grupo de Mulheres Pecuaristas, conhecido como Marias do Agro, promoveu com grande sucesso o quarto leilão de gado durante a ExpoPar, em Paranaíba na última terça-feira (27). O evento foi marcado por uma grande quantidade de animais comercializados, ultrapassando a marca de 1000 cabeças de gado.

As Marias do Agro têm se destacado no setor agropecuário como um grupo de mulheres empreendedoras e visionárias, que desempenham um papel importante no desenvolvimento do agronegócio. Com o objetivo de promover e incentivar a participação feminina na pecuária, o grupo tem conquistado espaço e reconhecimento.

“Graças a Deus o Leilão foi um sucesso, muito gado de qualidade e bastante negócio feito. Estou Satisfeita, missão cumprida”, avaliou a presidente do grupo, Maria Aparecida Brandão.

Publicidade

O leilão realizado durante a ExpoPar proporcionou uma oportunidade única para que as Marias do Agro mostrassem todo o seu potencial como pecuaristas. A comercialização de mais de 1000 cabeças de gado demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido por essas mulheres, que se dedicam ao cuidado e ao melhoramento genético do rebanho que trouxeram gado até de cidades vizinhas como é o caso da pecuarista Georgia Garcia da Fazenda Garça Real do município de Inocência (MS).

O lote de Fêmeas da pecuarista foi um dos premiados da noite. “A gente trabalha o ano inteiro por isso. A gente vem aprimorando a genética e o trabalho com o gado para ter um bom resultado”, disse Geórgia.

“Nossa avaliação é de muito sucesso e muita gratidão em ver tantas produtoras participando nesse mercado da pecuária da região”, disse Marilu Menezes da fazenda Casa Verde

O evento foi uma excelente oportunidade para que os participantes pudessem adquirir animais de alta qualidade genética, que contribuirão para o desenvolvimento e o crescimento do setor agropecuário local além de fortalecer o networking entre os pecuaristas e demais profissionais do agronegócio presentes no evento. A troca de experiências e conhecimentos é fundamental para o aprimoramento das atividades agropecuárias e para a busca de soluções inovadoras no setor.

A ExpoPar, como palco desse leilão, se consolidou como um importante evento para a pecuária e o agronegócio em geral. A participação ativa das Marias do Agro ressalta a importância da inclusão e do protagonismo feminino no campo, mostrando que as mulheres têm muito a contribuir para o setor.

Publicidade

 

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Agro

Débitos de produtores e empresários com Iagro e Imasul podem ser renegociados com desconto e parcelamento

LUIS VILELA

Publicado

em

O Governo do Estado lançou condições especiais para produtores rurais e empresas quitarem ou parcelarem débitos relacionados e multas aplicadas pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e o Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul), com redução de até 45% no valor das penalidades e descontos nos juros de mora. O prazo para adesão vai até 30 de dezembro de 2025.

De acordo com o texto de decreto publicado pelo Governo do Estado, os produtores ou empresários poderão optar pelo pagamento à vista, em parcela única, com redução de 45% sobre o valor atualizado da multa e 40% dos juros, ou parcelar o débito em até 60 vezes, com descontos progressivos conforme o número de parcelas.

O programa contempla multas sanitárias aplicadas pela Iagro, referentes à defesa sanitária animal, vegetal e inspeção de produtos e subprodutos de origem animal e multas ambientais simples, aplicadas pelo Imasul por infrações à legislação ambiental estadual.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, o Refis traz uma oportunidade ao produtor de regularizar a sua situação perante a Iagro, no que se refere a multas, multa sanitária de inspeção, inscrito ou não na dívida ativa. “A campanha traz um desconto bastante expressivo e inclusive ele equacionado acima da forma de pagamento, pode ser parcelado até em 60 vezes. Então, esta é uma grande oportunidade para o produtor para regularizar sua situação perante a Iagro e manter sua situação em dia em relação a essa questão”, salientou.

Publicidade

Os interessados devem procurar o órgão credor, seja o Iagro ou o Imasul, para formalizar a adesão e realizar o pagamento à vista ou da primeira parcela até 30 de dezembro de 2025. Nos casos em que o débito já esteja inscrito em dívida ativa, o pedido deve ser encaminhado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MS).

O valor mínimo de cada parcela é de 10 UFERMS (Unidades Fiscais Estaduais de Referência), e o atraso superior a 60 dias no pagamento de qualquer parcela implica o rompimento do acordo e perda dos descontos concedidos.

“Essa é uma excelente oportunidade para os produtores e empresários regularizarem sua situação junto aos órgãos ambientais e sanitários, garantindo segurança jurídica e evitando o acúmulo de encargos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.

Os recursos arrecadados com a renegociação serão destinados aos fundos estaduais:
REFASA – Reserva Financeira para Ações de Defesa Sanitária Animal (Iagro);
PROCLIMA – Fundo Estadual de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Imasul);

Para mais informações e adesão, os produtores podem procurar as unidades da Iagro e Imasul em seus municípios, ou acessar os sites institucionais de cada órgão.

Publicidade

A íntegra do decreto está disponível no Diário Oficial nº 11.989, de 7 de novembro de 2025, página 3, garantindo transparência e acesso público ao conteúdo normativo.

 

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Agro

Imasul concede Licença Prévia para implantação de ramal ferroviário da Arauco em Inocência

LUIS VILELA

Publicado

em

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) concedeu a Licença Prévia que autoriza a Arauco Celulose do Brasil S.A. a avançar com a implantação do ramal ferroviário que atenderá o complexo industrial da empresa em Inocência. A licença, válida até 12 de novembro de 2029, aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, considerado estratégico para a logística da nova fábrica de celulose que está sendo construída no município, com investimento total estimado em US$ 4,6 bilhões.

Em abril deste ano, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), autorizou a construção e exploração do ramal ferroviário por um período de 99 anos. O projeto da Arauco prevê a implantação de 48 quilômetros de trilhos, interligando a fábrica de celulose à Malha Norte (Ferrovia Norte Brasil – EF-364), operada pela Rumo Logística. A estimativa é que o novo ramal permita o escoamento anual de até 3,5 milhões de toneladas de celulose, reforçando o papel de Mato Grosso do Sul como principal polo exportador do produto no país.

“Esses investimentos refletem a importância da Malha Norte para o setor de celulose, proporcionando uma solução logística eficiente para o escoamento da produção. Essa é a principal ferrovia de escoamento da celulose do Mato Grosso do Sul”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O traçado aprovado pelo Imasul inclui uma ponte de 269 metros e dois viadutos (ferroviário e rodoviário), todos situados em Inocência. A licença impõe rigorosas condicionantes ambientais, como a instalação de dispositivos de mitigação de atropelamento de fauna, monitoramento periódico de acidentes com animais silvestres, manejo e translocação de espécies e recomposição das áreas afetadas.

Publicidade

Marcelo Armôa, Semadesc

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Agro

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado Escrito por Thiago Pereira

LUIS VILELA

Publicado

em

Nova lei sancionada busca proteger a cadeia leiteira do estado e garantir transparência ao consumidor; com isso, Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado e fortalece produtores locais O Paraná deu um passo decisivo para proteger sua cadeia leiteira e valorizar a produção local. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou, na última quarta-feira (5), a Lei nº 22.765/2025, que proíbe a reconstituição de leite em pó e outros derivados lácteos importados no estado quando destinados ao consumo alimentar. A nova norma foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Paraná e é considerada uma resposta direta à crescente concorrência desleal dos produtos estrangeiros, que chegam ao mercado brasileiro com custos mais baixos, afetando principalmente os pequenos e médios produtores locais. O que muda com a nova lei que proíbe reconstituição de leite em pó importado Com a sanção da nova legislação, está vetada no estado do Paraná a prática de reidratar leite em pó, soro de leite ou compostos lácteos importados por indústrias, laticínios ou qualquer pessoa jurídica para uso em produtos alimentares. A comercialização direta ao consumidor final segue permitida, desde que os produtos estejam devidamente embalados para o varejo e rotulados conforme as normas da Anvisa.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade4 dias atrás

BPMRv apreende mais de 4 kg de haxixe marroquino durante fiscalização em Paranaíba

Paranaíba/MS – Na manhã desta quarta-feira (12/11), durante fiscalização e orientação de trânsito na MS-240, em frente à Base Operacional...

Cidade2 semanas atrás

Corpo de Bombeiros encerra buscas por jovem desaparecido no Rio Paranaíba

O Corpo de Bombeiros Militar de Paranaíba informou que, após 72 horas de buscas, não foi possível localizar o jovem...

Cidade3 semanas atrás

Câmara de Paranaíba aprova Moção de Aplausos a policiais militares por apreensão de armamento pesado

FOTO: PARADADEZ Na sessão desta semana, a Câmara Municipal de Paranaíba aprovou uma Moção de Aplausos em homenagem aos policiais...

Cidade3 semanas atrás

Criança morre após ser atropelada por bike elétrica em Paranaíba (MS)

Uma tragédia foi registrada no início da noite deste domingo (26) em Paranaíba. Uma criança de apenas 3 anos e...

Cidade3 semanas atrás

Governador determina investigação rigorosa após invasão e incêndio em fazenda em Caarapó

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, anunciou que determinou uma “rigorosa investigação” para identificar e punir os...

Cidade3 semanas atrás

Homem é preso após furtar 8kg de carne em supermercado de Paranaíba

POLÍCIA MILITAR PRENDE AUTOR DE FURTO EM SUPERMERCADO EM PARANAÍBA Na manhã desta quinta-feira (23), policiais militares do 13° Batalhão...

Cidade1 mês atrás

PM prende autor por tráfico de drogas em Paranaíba

Paranaíba (MS) – Na tarde dessa segunda-feira (06/10), por volta das 17h, a equipe de Força Tática do 13º Batalhão de...

Cidade1 mês atrás

PM apreende arma de fogo e prende homem pelo porte ilegal em Paranaíba

Paranaíba (MS) – Na noite de sábado (04/10), por volta das 23h, a equipe da Força Tática do 13º Batalhão de...

Cidade1 mês atrás

PM INTERROMPE FUGA PERIGOSA E PRENDE MOTORISTA EMBRIAGADO EM PARANAÍBA

Paranaíba (MS) – Na madrugada de sábado (04/10), por volta da 01h, equipes da Radiopatrulha e da Força Tática do...

Destaques2 meses atrás

HOMEM É PRESO POR AMEAÇAS, RESISTÊNCIA E PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO EM PARANAÍBA

Paranaíba (MS) – Na noite desta quinta-feira (25/09), policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar realizaram a prisão de...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas