Com mais de 15,4 mil testes realizados desde do início da pandemia do coronavírus
Com mais de 15,4 mil testes realizados desde do início da pandemia do coronavírus, através da modalidade de drive thru, o Governo de Rondônia realiza no próximo sábado (29), no município de Ji-Paraná, a 25ª edição de drive thru para testagem rápida da covid-19. A ação será por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a prefeitura local e acontecerá no antigo posto Vitória I, a partir das 9h, onde serão disponibilizados pelo Executivo Estadual 1.200 testes rápidos. Ji-Paraná recebe mais uma edição do drive thru de testagem rápida contra covid-19 com ações neste sábado (29).
Serão disponibilizados pelo Governo do Estado 1.200 testes rápidos durante ação em Ji-Paraná
O método utilizado será o antígeno, que consiste em um exame mais preciso com a identificação do coronavírus desde os primeiros dias de infecção, com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade. Até o momento, 24 edições já foram realizadas, sendo nos municípios de Guajará-Mirim, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Porto Velho, Ariquemes, jaru, Ji Paraná Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura, Buritis, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Alvorada D’Oeste, Cerejeiras e Vilhena.
No último sábado, mais de 2.400 pessoas foram testadas em Porto Velho durante ação do Governo
O drive thru de testagem rápida faz parte das ações anunciadas pelo Governo de Rondônia para conter a cadeia de transmissão da covid-19. No último sábado, as ações foram realizadas em Porto Velho,
Serão disponibilizados pelo Governo do Estado 1.200 testes rápidos durante ação em Ji-Paraná
quando foram realizados mais de 2.400 testes. O governador do Estado, Marcos Rocha, deixou claro que todas as medidas estão sendo adotadas e colocadas em prática prevenindo a saúde da população e a saúde econômica do Estado.
“Rondônia não vai parar e não pode parar. Por isso, o governo segue firme com as ações de combate à covid-19 para a saúde de cada cidadão, bem como a econômica do Estado. O Governo de Rondônia tem realizado medidas para combater o avanço da covid-19, a exemplo do drive thru de testagem rápida que atenderá a população de Ji-Paraná”, reforçou o governador.
Publicidade
Diante do cenário da pandemia no Estado, a população também reconhece a necessidade de participar da testagem para a identificação do coronavírus. Sintomas gripais ou contato com alguém infectado, são os principais motivos para realizar o teste.
O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, destaca a importância da participação da população de Ji-Paraná. “Essa ação é de extrema importância para detectar o vírus no começo do contágio e evitar que ele se espalhe para mais pessoas”, disse Máximo.
H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.
Inquérito Civil da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba apura responsabilidade do município na falta de manutenção das estruturas.
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, instaurou um inquérito civil para investigar as condições de trafegabilidade das pontes de madeira localizadas na área rural do município, publicado no Diário Oficial da instituição nesta quarta-feira (19). A medida foi tomada após o recebimento de denúncias por parte de moradores da região e do Sindicato Rural de Paranaíba, que se queixaram da situação precária das pontes.
Segundo o inquérito civil, diversas pontes de madeira, na zona rural de Paranaíba, se encontram em situação precária, com sua trafegabilidade prejudicada, o que coloca em risco a segurança dos moradores. Em 2024, quatro acidentes envolvendo o desabamento de pontes de madeira na área rural do município foram identificados. Em 2021, um desabamento em uma ponte no distrito de Alto Tamandaré resultou em uma vítima fatal e três feridos, que ocupavam um caminhão.
No referido procedimento, foi estabelecido prazo de cinco dias úteis para Prefeitura de Paranaíba adotar providências urgentes para o reparo adequado nas estruturas citadas, bem como informações detalhadas sobre o estado atual de cada uma das pontes e os reparos já realizados.
Publicidade
A portaria, assinada pelo Promotor de Justiça e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, Ronaldo Vieira Francisco, aponta que a gestão municipal tem se omitido na realização das manutenções necessárias para garantir a conservação e a segurança das estruturas. A omissão do município pode configurar ato de improbidade administrativa, por causar prejuízo e negligenciar a manutenção do patrimônio público.
Em ofício direcionado ao MPMS, no dia 25 de fevereiro, e anexado ao inquérito civil, o Sindicato Rural de Paraíba apontou a existência de nove pontes interditadas e outras sete com manutenção solicitada ao município.
Mato Grosso do Sul tem mais de 320 mil hectares de agricultura irrigada, segundo a Semadesc
A água é essencial para o agronegócio, especialmente para a agricultura. A soja e o milho possuem uma dependência da água, principalmente nos primeiros estágios de desenvolvimento.
A irrigação tem contribuído para minimizar os impactos da falta de chuva nas lavouras de Mato Grosso do Sul, aliando o aumento da produtividade à preservação ambiental.
Com a irrigação, o agricultor depende menos de fontes de água superficiais, como rios e lagos. É o caso do diretor regional da Aprosoja/MS, produtor rural na região sul do Estado, Lucio Damália.
Publicidade
“Eu já fiquei 84 dias sem chuva, ou seja, isso é fatal para qualquer cultura. E quando você tem a opção de entrar na irrigação, você não resolve 100% dos problemas, mas você consegue manter a sua média de produtividade. Eu optei por irrigação subterrânea, que é um sistema que permite irrigar 100% da área, permite fertirrigação, principalmente com ureia, e você consegue parcelar a sua irrigação”.
Presidente do Sindicato Rural de Paranaíba entregou ofício ao Governador Eduardo Riedel solicitando que seja asfaltada a rodovia MS 310.
O Presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Fábio Carvalho Macedo, entregou ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ofício solicitando a pavimentação da rodovia MS 310 (Rodovia Maria Vitória Dias), ligando a MS 240 à MS 112, passando pelos distritos do Alto Santana e Alto Tamandaré.
O ofício se justifica por atender as reivindicações dos produtores rurais do município e pela importância da obra solicitada para o desenvolvimento da região.
Vale ressaltar que o mesmo pedido já havia sido feito anteriormente pelo Sindicato Rural de Paranaíba ao Governador Eduardo Riedel, em Dezembro de 2023.
Deixe o Seu Comentário