Os diretores de quatro escolas cívico-militares de Rondônia participaram do encontro de Replanejamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – Pecim e da XVI Capacitação das Escolas Cívico-Militares – Ecim, em Brasília. Duas escolas receberam certificação de níveis básico e intermediário. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa junto à adesão do Governo de Rondônia.
Receberam a certificação, as escolas Irmã Maria Celeste de Guajará-Mirim, em nível básico e, pela segunda vez, a escola Ulisses Guimarães de Porto Velho, nível intermediário. A certificação é emitida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade de Brasília – Ibict. As escolas cívico-militares Professor Daniel Neri da Silva e Getúlio Vargas, também participaram da capacitação. Na ocasião, foi lançado o e-book do Pecim, com a participação de especialistas e diretores. A estudante Sara Garcia Teles, da Escola Estadual Ulisses Guimarães de Porto Velho foi convidada pelo Ministério da Educação e esteve presente para cantar o Hino Nacional, na abertura do evento.
A titular da Secretaria de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, marcou presença e foi homenageada pelo sucesso do Pecim em Rondônia. “As escolas cívico-militares resgatam a consciência cívica dos estudantes, os valores e disciplina através de um trabalho focado no planejamento e na gestão de excelência. Portanto, é uma honra receber esta menção de reconhecimento”, destacou.
Gilson Passos de Oliveira, o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação – Decim, agradeceu a parceria que tem recebido da atual gestão. “Agradeço a parceria com o Governo de Rondônia que não mediu esforços para mandar sua comitiva ao evento. Agora o desafio é implantar mais 200 escolas em todo o Brasil”, destacou o diretor.
Durante o encontro houve debate sobre a importância da educação, em valores na construção do projeto de vida dos alunos. Além disso, também foi abordado sobre o papel da certificação como princípio norteador da política educacional e a importância da atuação dos secretários de Educação no regime de colaboração na implantação do programa, entre outros.
Publicidade
O evento contou com a participação do Ministro da Educação, Victor Godoy; do Diretor da Decim, Gilson Passos de Oliveira; da secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini; da Coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, Ana Cristina Leandro; e dos diretores das escolas cívico-militares de Rondônia.
H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.
Um caso de furto foi registrado na última quinta-feira (9), na Rua Wladislau Garcia Gomes, no bairro Centro, em Paranaíba-MS. A vítima, um homem de 70 anos, relatou o ocorrido na Delegacia de Polícia Civil.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima, que trabalha como pintor de automóveis, estava varrendo a calçada de sua residência quando foi abordado por uma mulher jovem, aparentemente com cerca de 20 anos. A suspeita, descrita como morena, de baixa estatura e cabelos lisos e pretos, pediu um copo d’água e café.
Ao atender ao pedido, o idoso entrou na casa, sendo seguido pela mulher. Enquanto ele preparava o café, a suspeita subtraiu R$ 300,00 de sua carteira, que estava sobre a cama no quarto, e também levou um celular Samsung Galaxy. Após consumir a água e o café, a mulher deixou o local, tomando rumo ignorado.
A vítima informou que não sabe se há câmeras de segurança nas proximidades que possam ter registrado o crime. O celular foi adquirido há cerca de oito meses em uma loja da cidade, mas Juvenil não apresentou comprovante de compra.
Publicidade
O caso foi registrado como furto (Art. 155 do Código Penal) e está sob investigação. A Polícia Civil trabalha para identificar a suspeita e localizar os objetos furtados.
As forças de segurança de Paranaíba celebram uma importante conquista: a redução significativa nos registros de furtos e roubos no município em 2024, conforme dados divulgados pela Polícia Civil e Polícia Militar.
Números revelam a queda:
Furtos:
2024: 454 casos
2023: 529 casos
2022: 710 casos
Roubos:
2024: 10 casos
2023: 16 casos
2022: 23 casos
Os números comprovam o avanço no combate à criminalidade, resultado direto de estratégias conjuntas entre as instituições de segurança pública e dos investimentos promovidos pelo Governo do Estado no aprimoramento das forças policiais.
Estratégias e parcerias fundamentais
Entre os fatores que contribuíram para os resultados, destacam-se:
Publicidade
Policiamento preventivo reforçado: ações realizadas pela Polícia Militar, focadas em prevenir delitos;
Investigações eficientes: conduzidas pela Polícia Civil para desarticular redes criminosas;
Apoio institucional: colaboração ativa entre a Administração Municipal, Câmara de Vereadores, PRF, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Penal, Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário local.
Essa integração entre diferentes órgãos e o suporte da sociedade civil demonstram que a união de esforços é essencial para consolidar uma Paranaíba mais segura.
Reconhecimento ao trabalho policial
As Polícias Civil e Militar de Paranaíba foram amplamente reconhecidas pela dedicação e eficiência que garantiram esses resultados expressivos.
Os dados reforçam a relevância de ações conjuntas e o comprometimento das autoridades locais na construção de um ambiente mais tranquilo e protegido para a população.
Em sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal de Paranaíba, foram aprovados sete projetos em regime de urgência. Os projetos, encaminhados pelo Executivo e pelo Legislativo, incluem reajustes salariais e criação de cargos.
Entre os projetos enviados pelo Executivo, destaca-se o reajuste salarial para servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Previm, cumprindo o reajuste previsto em lei. Também foi aprovado o desmembramento da Secretaria de Planejamento da Secretaria de Finanças, visando maior eficiência administrativa. Com isso, novos cargos foram criados para atender às demandas da nova pasta.
Já a Câmara aprovou o reajuste salarial dos servidores do Legislativo, a criação de cargos para suprir a defasagem no quadro funcional e a implementação de um auxílio-alimentação de R$ 200, equiparando o benefício ao já recebido pelos servidores municipais. Segundo a presidente da Câmara, Wanice Luciana de Oliveira, essas medidas são essenciais para o bom funcionamento da Casa e para melhorar o atendimento à população.
Wanice destacou ainda que a criação dos cargos visa suprir perdas no quadro funcional por afastamentos, requerimento da Justiça Eleitoral, e falecimentos de servidores efetivos, sendo planejado um concurso público para ocupação dessas vagas no futuro, conforme disponibilidade orçamentária.
Publicidade
“A Câmara está de portas abertas para a população, mesmo durante o recesso dos vereadores. Quero convidar todos a acompanharem as sessões a partir do dia 3 de fevereiro, às 18h30”, reforçou.
Deixe o Seu Comentário