Conecte-se Conosco

Agro

MPMS investiga situação precária de pontes de madeira na zona rural de Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

Inquérito Civil da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba apura responsabilidade do município na falta de manutenção das estruturas..O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, instaurou um inquérito civil para investigar as condições de trafegabilidade das pontes de madeira localizadas na área rural do município, publicado no Diário Oficial da instituição nesta quarta-feira (19). A medida foi tomada após o recebimento de denúncias por parte de moradores da região e do Sindicato Rural de Paranaíba, que se queixaram da situação precária das pontes.

Segundo o inquérito civil, diversas pontes de madeira, na zona rural de Paranaíba, se encontram em situação precária, com sua trafegabilidade prejudicada, o que coloca em risco a segurança dos moradores. Em 2024, quatro acidentes envolvendo o desabamento de pontes de madeira na área rural do município foram identificados. Em 2021, um desabamento em uma ponte no distrito de Alto Tamandaré resultou em uma vítima fatal e três feridos, que ocupavam um caminhão.

No referido procedimento, foi estabelecido prazo de cinco dias úteis para Prefeitura de Paranaíba adotar providências urgentes para o reparo adequado nas estruturas citadas, bem como informações detalhadas sobre o estado atual de cada uma das pontes e os reparos já realizados.

A portaria, assinada pelo Promotor de Justiça e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, Ronaldo Vieira Francisco, aponta que a gestão municipal tem se omitido na realização das manutenções necessárias para garantir a conservação e a segurança das estruturas. A omissão do município pode configurar ato de improbidade administrativa, por causar prejuízo e negligenciar a manutenção do patrimônio público.

Publicidade

Em ofício direcionado ao MPMS, no dia 25 de fevereiro, e anexado ao inquérito civil, o Sindicato Rural de Paraíba apontou a existência de nove pontes interditadas e outras sete com manutenção solicitada ao município.

Texto: Maurício Aguiar
Revisão: Rejane Sena

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Agro

Paranaíba registra, pelo 3º mês consecutivo, chuvas abaixo das médias históricas, segundo CEMTEC MS

LUIS VILELA

Publicado

em

O CEMTEC MS, Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, divulgou no dia 02 de Abril, o Boletim do Tempo referente ao mês de Março.

Segundo os dados informados, pelo terceiro mês consecutivo, grande parte do Estado de Mato Grosso do Sul, inclusive Paranaíba, registrou um volume de chuvas muito menor do que as médias históricas.

No mês de Janeiro, dos 45 municípios analisados, 5 registraram chuvas acima da média, 39 registraram chuvas abaixo da média e apenas um município registrou chuvas na média esperada. Segundo o CEMTEC MS, no mês de Janeiro, foram registrados em Paranaíba 152mm de chuva, 50% abaixo da média histórica de 304,6 mm para o mês.

No mês de Fevereiro, dos 39 municípios analisados, 3 registraram chuvas acima da média e 36 registraram chuvas abaixo da média esperada. Segundo o CEMTEC MS, no mês de Fevereiro, foram registrados em Paranaíba 83,2 mm de chuva, 55% abaixo da média histórica de 185,4 mm para o mês.

Publicidade

No mês de Março, dos 36 municípios analisados, 12 registraram chuvas acima da média, 01 município com chuvas dentro da média e 23 registraram chuvas abaixo da média esperada. Segundo o CEMTEC MS, no mês de Março, foram registrados em Paranaíba 109,4 mm de chuva, 44% abaixo da média histórica de 196,7 mm para o mês.

Deste modo, segundo o CEMTEC MS, nos três primeiros meses de 2025, o volume total de chuva em Paranaíba foi de 344,6 mm, uma a redução de 49,8% em relação aos 686,7 mm da média histórica para o mesmo período.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Agro

Arauco instala ponte móvel e resolve rapidamente problema de ponte abandonada em fazenda

LUIS VILELA

Publicado

em

A Arauco resolveu mais um problema de estrada interditada em função de ponte abandonada, desta vez na Fazenda Boa Vista.

O problema foi resolvido graças a instalação de uma ponte móvel, totalmente em aço, produzida pela Ecopontes, que foi instalada rapidamente (72 horas) sobre a ponte abandonada, por ter uma extensão maior, necessitando apenas fazer o serviço de aterramento das cabeceiras.

O Sindicato Rural de Paranaíba, mais uma vez, reconhece e agradece à Arauco os investimentos realizados, que tanto contribuem para a melhoria da logística da zona rural de Paranaíba.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Agro

Participação do crédito oficial na Safra 25/26 deve cair de 30% para 20%

LUIS VILELA

Publicado

em

A análise do atual panorama macroeconômico nacional e internacional aponta para um período de dificuldades e incertezas para o setor agrícola em 2025 e 2026. O que esperar do próximo Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/2026 a ser anunciado? Vai faltar dinheiro para o financiamento da safra? As taxas de juros continuarão altas? Haverá aumento da cobertura do Seguro Rural? Como conter a inflação dos alimentos?

O país vive elevação da taxa de juros para 14,25%, que deve ir a 15,25% até o final do ano. O custo do dinheiro nos empréstimos será o mais caro dos últimos 10 anos. E o valor anunciado de recursos para equalização das taxas de juros do Pronaf, Custeio e Investimentos para o próximo PAP da Safra 2025/2026 foi praticamente o mesmo do Plano do ano passado.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade2 dias atrás

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Paranaíba

  A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba,...

Cidade2 semanas atrás

Dupla investigada por tentativa de homicídio em fevereiro é presa em Paranaíba

O Setor de Investigações Gerais (SIG) da Primeira Delegacia de Polícia de Paranaíba prendeu, nesta quinta-feira (04), dois homens investigados...

Cidade2 semanas atrás

Homem é preso por abusar de criança de 5 anos em paranaíba

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Paranaíba/MS (DAM), efetuou...

Cidade2 semanas atrás

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em Paranaíba

A Delegacia de Polícia de Paranaíba e do Setor de Investigações Gerais (SIG) realizou, nesta quarta-feira (2), o cumprimento de...

Cidade2 semanas atrás

Homem é preso em MG após perseguição e crimes contra advogada de Paranaíba

A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Paranaíba, obteve o cumprimento...

Destaques3 semanas atrás

Viatura da PM colide com moto durante abordagem em São Sebastião do Pontal (MG); adolescente fica ferido

Na manhã deste sábado (29), um incidente envolvendo a Polícia Militar de Minas Gerais chamou a atenção em São Sebastião...

Artes e Lazer3 semanas atrás

Polícia fecha prostíbulo em Aparecida do Taboado e prende três por tráfico de drogas e posse de armas

Na última sexta-feira (21/06), a Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), cumpriu um mandado de prisão...

Cidade3 semanas atrás

Demutran realiza Projeto “Trânsito Seguro é Trânsito Consciente”

A Prefeitura Municipal de Paranaíba, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, está desenvolvendo o projeto “Trânsito Seguro é Trânsito...

Cidade4 semanas atrás

Rede Central repudia ato de vandalismo de ex-funcionário contra supermercado Abeve

A Rede Central de Supermercados, de Paranaíba, emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (21) repudiando o ato de vandalismo cometido...

Cidade4 semanas atrás

Polícia Civil Prende Quatro Pessoas em Paranaíba-MS

  A Polícia Civil de Paranaíba-MS, por meio da Delegacia local, realizou uma operação na segunda-feira (17) que resultou na...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas