Conecte-se Conosco

Cidade

Eleições 2022: TRE-SP prevê uso de pelo menos 7,3 mil urnas eletrônicas na região de Campinas

Avatar

Publicado

em

Total de equipamentos é previsto para as 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas. Primeiro turno das eleições será em 2 de outubro; veja principais datas do calendário eleitoral. A região de Campinas (SP) deve usar pelo menos 7,3 mil urnas eletrônicas nas eleições 2022, com primeiro turno marcado para 2 de outubro, segundo estatísticas divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). O balanço considera as 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas.

Nova urna eletrônica que será usada no Brasil neste ano — Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Para realizar a estimativa, a Justiça considerou a disponibilidade de um equipamento por seção eleitoral. Além disso, a assessoria do TRE-SP explicou que este saldo deve receber um acréscimo de quase 15% por conta de urnas que serão mantidas em reserva para caso de eventuais falhas. Com isso, mais 1,1 mil urnas podem ser destinadas para a região em caráter de contingência. O total de urnas neste ano representa alta de 20,5% no comparativo com o verificado no pleito de 2020, quando o tribunal indicou 6 mil urnas para uso em votações na região de Campinas.

O aumento de equipamentos ocorre no mesmo contexto de crescimento do eleitorado. O total de moradores aptos a votar nestes municípios subiu 3,4% – passou de 2,46 milhões para 2,55 milhões. Campinas (SP), Sumaré (SP) e Indaiatuba (SP) são as cidades com maiores eleitorados. Entre 2016 e 2020, a região de Campinas contabilizou queda geral de 4,8% no número de urnas e à época a assessoria do TRE-SP argumentou que isso ocorreu após exclusões dos modelos de 2006 e 2008.

O que diz o TRE-SP?

Em nota, a assessoria do tribunal informou que, a cada eleição, há uma reorganização natural das seções pela Justiça Eleitoral com objetivo de buscar “mais facilidade e agilidade no processo”, e destacou que os cálculos levam em consideração diversas variáveis. “O tempo de votação em cada eleição, por exemplo, é considerado para se determinar a quantidade de eleitores por urna. Numa eleição com mais cargos em disputa, o tempo é maior, com isso pode haver diminuição no número de eleitores por urna e consequente aumento no número de seções”, diz trecho do texto ao indicar ainda que possíveis ajustes devem ser realizados até a data das eleições.

Publicidade

Calendário eleitoral

6 de agosto: emissoras de rádio e TV ficam proibidas de veicular propaganda política ou dar tratamento privilegiado a candidatos, partidos ou federações;
15 de agosto: último dia para o registro de candidaturas;
16 de agosto: início da propaganda eleitoral, inclusive na internet;
26 de agosto a 29 de setembro: propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV;
30 de setembro: último dia para a veiculação de propaganda na imprensa escrita;
1º de outubro: último dia para veiculação de propaganda eleitoral;
2 de outubro: primeiro turno de votação
3 de outubro: retomada da propaganda eleitoral (2º turno)
7 de outubro: retomada da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV (2º turno)
29 de outubro: último dia para veiculação de propaganda eleitoral (2º turno)
30 de outubro: segundo turno de votação
As eleitas e os eleitos receberão a diplomação até 19 de dezembro de 2022.

Por Fernando Pacífico, g1 Campinas e Região

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade

MPMS investiga situação precária de pontes de madeira na zona rural de Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

Inquérito Civil da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba apura responsabilidade do município na falta de manutenção das estruturas.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, instaurou um inquérito civil para investigar as condições de trafegabilidade das pontes de madeira localizadas na área rural do município, publicado no Diário Oficial da instituição nesta quarta-feira (19). A medida foi tomada após o recebimento de denúncias por parte de moradores da região e do Sindicato Rural de Paranaíba, que se queixaram da situação precária das pontes.

Segundo o inquérito civil, diversas pontes de madeira, na zona rural de Paranaíba, se encontram em situação precária, com sua trafegabilidade prejudicada, o que coloca em risco a segurança dos moradores. Em 2024, quatro acidentes envolvendo o desabamento de pontes de madeira na área rural do município foram identificados. Em 2021, um desabamento em uma ponte no distrito de Alto Tamandaré resultou em uma vítima fatal e três feridos, que ocupavam um caminhão.

No referido procedimento, foi estabelecido prazo de cinco dias úteis para Prefeitura de Paranaíba adotar providências urgentes para o reparo adequado nas estruturas citadas, bem como informações detalhadas sobre o estado atual de cada uma das pontes e os reparos já realizados.

Publicidade

A portaria, assinada pelo Promotor de Justiça e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, Ronaldo Vieira Francisco, aponta que a gestão municipal tem se omitido na realização das manutenções necessárias para garantir a conservação e a segurança das estruturas. A omissão do município pode configurar ato de improbidade administrativa, por causar prejuízo e negligenciar a manutenção do patrimônio público.

Em ofício direcionado ao MPMS, no dia 25 de fevereiro, e anexado ao inquérito civil, o Sindicato Rural de Paraíba apontou a existência de nove pontes interditadas e outras sete com manutenção solicitada ao município.

Texto: Maurício Aguiar
Revisão: Rejane Sena

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Agro

Dia Mundial da Água: Irrigação contribui para a preservação dos recursos hídricos do Estado

LUIS VILELA

Publicado

em

Mato Grosso do Sul tem mais de 320 mil hectares de agricultura irrigada, segundo a Semadesc

A água é essencial para o agronegócio, especialmente para a agricultura. A soja e o milho possuem uma dependência da água, principalmente nos primeiros estágios de desenvolvimento.

A irrigação tem contribuído para minimizar os impactos da falta de chuva nas lavouras de Mato Grosso do Sul, aliando o aumento da produtividade à preservação ambiental.

Com a irrigação, o agricultor depende menos de fontes de água superficiais, como rios e lagos. É o caso do diretor regional da Aprosoja/MS, produtor rural na região sul do Estado, Lucio Damália.

Publicidade

“Eu já fiquei 84 dias sem chuva, ou seja, isso é fatal para qualquer cultura. E quando você tem a opção de entrar na irrigação, você não resolve 100% dos problemas, mas você consegue manter a sua média de produtividade. Eu optei por irrigação subterrânea, que é um sistema que permite irrigar 100% da área, permite fertirrigação, principalmente com ureia, e você consegue parcelar a sua irrigação”.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Agro

Governador recebe ofício do sindicato rural de PBA sobre asfaltamento da MS-310

LUIS VILELA

Publicado

em

Presidente do Sindicato Rural de Paranaíba entregou ofício ao Governador Eduardo Riedel solicitando que seja asfaltada a rodovia MS 310.

O Presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Fábio Carvalho Macedo, entregou ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ofício solicitando a pavimentação da rodovia MS 310 (Rodovia Maria Vitória Dias), ligando a MS 240 à MS 112, passando pelos distritos do Alto Santana e Alto Tamandaré.

O ofício se justifica por atender as reivindicações dos produtores rurais do município e pela importância da obra solicitada para o desenvolvimento da região.

Vale ressaltar que o mesmo pedido já havia sido feito anteriormente pelo Sindicato Rural de Paranaíba ao Governador Eduardo Riedel, em Dezembro de 2023.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade6 dias atrás

Rede Central repudia ato de vandalismo de ex-funcionário contra supermercado Abeve

A Rede Central de Supermercados, de Paranaíba, emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (21) repudiando o ato de vandalismo cometido...

Cidade7 dias atrás

Polícia Civil Prende Quatro Pessoas em Paranaíba-MS

  A Polícia Civil de Paranaíba-MS, por meio da Delegacia local, realizou uma operação na segunda-feira (17) que resultou na...

Cidade2 semanas atrás

Idoso é encontrado sem vida em rancho na região da Prainha

Um homem de 72 anos foi encontrado morto ontem (11) em um rancho na região da Prainha, próximo à entrada...

Cidade2 semanas atrás

Polícia Civil cumpre mandado contra suspeito de divulgar vídeo íntimo sem consentimento em Paranaíba

Policiais Civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba/MS, em parceria com o Setor de Investigações Gerais (SIG)...

Cidade4 semanas atrás

Homem é preso por violência doméstica e porte ilegal de arma ade fogo

  Na noite de quinta-feira (28), por volta das 21h, a Polícia Civil foi acionada por uma mulher de 50...

Cidade4 semanas atrás

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Paranaíba

Na tarde de quarta-feira (27), a Polícia Civil de Paranaíba prendeu um homem de 35 anos por descumprir medidas protetivas...

Cidade1 mês atrás

Polícia apreende drogas, arma e munições em abordagem no Posto Gramadão

  Na tarde de ontem (18), a Força Tática do 13º Batalhão da Polícia Militar prendeu um homem de 24...

Cidade1 mês atrás

Homem que matou idoso atropelado em Paranaíba, em 2019, é preso em Santa Catarina

Na última sexta-feira (14), policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Paranaíba cumpriram um mandado de...

Cidade1 mês atrás

Homem é preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em Paranaíba

Policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG) e Núcleo Regional de Inteligência (NRI) da Delegacia Regional de Paranaíba prendeu,...

Cidade2 meses atrás

Homem tenta matar desafeto a tiros em Paranaíba, erra os disparos e é preso pela Polícia Civil

Nas primeiras horas desta sexta-feira (7), a Polícia Civil de Paranaíba recebeu a informação de que um homem havia efetuado...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas