Em solenidade que contou com a presença de vereadores, autoridades e amigos, o deputado estadual João Henrique (PL-MS) recebeu ontem (22.06) à noite, na Câmara Municipal de Paranaíba, o Título Honorário de Cidadão Paranaibense, numa indicação do vereador Fabiano Agi, aprovada por unanimidade pela Casa de Leis.
Em seu segundo mandato como deputado estadual, João Henrique tem fortes ligações com o município, a começar pelo avô e ex-governador de MS, Marcelo Miranda – casado com uma paranaibense, a avó Mariita Cançado – que desenvolveu a região enquanto político, e o tetravô, o Coronel Carlos Ferreira de Castro, um dos fundadores do município.
“Eu só tenho a agradecer a indicação de meu nome feita por vocês para receber este título. E tenho, principalmente, que agradecer a toda Paranaíba porque a minha eleição saiu daqui de dentro. Não é só por carinho, não é só por gratidão, é por compromisso. Saber que aproximadamente 1/4 da população paranaibense votou em mim nas últimas eleições é motivo de muita responsabilidade”.
Já em seu segundo mandato, João Henrique é o deputado estadual que mais emendas destinou a Paranaíba – um total de R$ 4 milhões – , promovendo mudanças significativas em vários setores essenciais à população, seja para a Santa Casa local, escolas, associações, ongs, segurança pública, infraestrutura, entre outros. Trabalho e desenvolvimento estes reconhecidos não só pelas autoridades mas pela população.
Publicidade
Para o vereador Fabiano Agi, autor da indicação ao título, esta honraria só é dada a quem presta relevantes serviços ao município de Paranaíba, que é o caso do deputado. “João Henrique é merecedor, fez os valores em torno de mais de R$ 4 milhões em emendas destinadas a Paranaíba nas mais diversas áreas. Soma-se a isso o grande vínculo que tem com a cidade, seja pelos familiares ou pelos amigos que fez, propriedades, escritório político. Tudo isso o credencia a ser merecedor deste título. Em especial a marca que seu avô, Marcelo Miranda, deixou neste município”.
“Sabemos da luta árdua que o deputado tem travado na Assembleia Legislativa, em especial quando busca o campo da independência ou da oposição. Sabemos, também, que no primeiro mandato do deputado Paranaíba foi agraciada com recursos jamais vistos na história por um único deputado, em especial de uma única legislatura. Posso dizer com a tranquila certeza de que mais de 70% dos recursos disponíveis nas emendas do deputado vieram a esse município, o que demonstra o compromisso com o povo desta cidade”, completou o vereador Robson Queiroz Resende.
“Eu fui forjado aqui em Paranaíba. O laço afetivo que hoje une as entidades familiares, acima de qualquer papel, também me ligam com Paranaíba. O primeiro pai adotivo da história, que foi José, pai de Jesus, demonstrou a nós que o afeto é mais importante do que qualquer papel e reconhecimento. Mas, sem dúvida, é o afeto que na solenidade foi demonstrado e a força da ligação que eu tenho com a cidade, que nos une, unirá e ajudará a transformar Paranaíba a ter a sua força política aumentada, acima de tudo e de todos. Deus, Pátria, Família e Liberdade”, encerrou o deputado.
Publicidade
Cristina Medeiros – | Marinez Benjamin | Assessoria de Comunicação – [email protected] (67-98402-5490)
Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.
Inquérito Civil da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba apura responsabilidade do município na falta de manutenção das estruturas.
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, instaurou um inquérito civil para investigar as condições de trafegabilidade das pontes de madeira localizadas na área rural do município, publicado no Diário Oficial da instituição nesta quarta-feira (19). A medida foi tomada após o recebimento de denúncias por parte de moradores da região e do Sindicato Rural de Paranaíba, que se queixaram da situação precária das pontes.
Segundo o inquérito civil, diversas pontes de madeira, na zona rural de Paranaíba, se encontram em situação precária, com sua trafegabilidade prejudicada, o que coloca em risco a segurança dos moradores. Em 2024, quatro acidentes envolvendo o desabamento de pontes de madeira na área rural do município foram identificados. Em 2021, um desabamento em uma ponte no distrito de Alto Tamandaré resultou em uma vítima fatal e três feridos, que ocupavam um caminhão.
No referido procedimento, foi estabelecido prazo de cinco dias úteis para Prefeitura de Paranaíba adotar providências urgentes para o reparo adequado nas estruturas citadas, bem como informações detalhadas sobre o estado atual de cada uma das pontes e os reparos já realizados.
Publicidade
A portaria, assinada pelo Promotor de Justiça e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, Ronaldo Vieira Francisco, aponta que a gestão municipal tem se omitido na realização das manutenções necessárias para garantir a conservação e a segurança das estruturas. A omissão do município pode configurar ato de improbidade administrativa, por causar prejuízo e negligenciar a manutenção do patrimônio público.
Em ofício direcionado ao MPMS, no dia 25 de fevereiro, e anexado ao inquérito civil, o Sindicato Rural de Paraíba apontou a existência de nove pontes interditadas e outras sete com manutenção solicitada ao município.
Mato Grosso do Sul tem mais de 320 mil hectares de agricultura irrigada, segundo a Semadesc
A água é essencial para o agronegócio, especialmente para a agricultura. A soja e o milho possuem uma dependência da água, principalmente nos primeiros estágios de desenvolvimento.
A irrigação tem contribuído para minimizar os impactos da falta de chuva nas lavouras de Mato Grosso do Sul, aliando o aumento da produtividade à preservação ambiental.
Com a irrigação, o agricultor depende menos de fontes de água superficiais, como rios e lagos. É o caso do diretor regional da Aprosoja/MS, produtor rural na região sul do Estado, Lucio Damália.
Publicidade
“Eu já fiquei 84 dias sem chuva, ou seja, isso é fatal para qualquer cultura. E quando você tem a opção de entrar na irrigação, você não resolve 100% dos problemas, mas você consegue manter a sua média de produtividade. Eu optei por irrigação subterrânea, que é um sistema que permite irrigar 100% da área, permite fertirrigação, principalmente com ureia, e você consegue parcelar a sua irrigação”.
Presidente do Sindicato Rural de Paranaíba entregou ofício ao Governador Eduardo Riedel solicitando que seja asfaltada a rodovia MS 310.
O Presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Fábio Carvalho Macedo, entregou ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ofício solicitando a pavimentação da rodovia MS 310 (Rodovia Maria Vitória Dias), ligando a MS 240 à MS 112, passando pelos distritos do Alto Santana e Alto Tamandaré.
O ofício se justifica por atender as reivindicações dos produtores rurais do município e pela importância da obra solicitada para o desenvolvimento da região.
Vale ressaltar que o mesmo pedido já havia sido feito anteriormente pelo Sindicato Rural de Paranaíba ao Governador Eduardo Riedel, em Dezembro de 2023.
Deixe o Seu Comentário