Quatro alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual José Garcia Leal, em Paranaíba (MS), receberam uma merecida homenagem da Câmara Municipal. Abner Gabriel, Ane Gabriele Batista, Camila Bermal Queiroz e Júlia Xavier foram agraciados com uma moção de aplausos de autoria do vereador Fabiano Agi, durante a sessão da última segunda-feira (6). A honraria reconhece o trabalho exemplar dos estudantes no projeto “Um pé de que?”, que visa disponibilizar informações sobre a flora da Praça da República e do Espelho D’água por meio de um QR Code.
O projeto, que foi financiado pela Fundect (Fundação de Apoio à Ciência, Pesquisa e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), envolveu um ano de dedicação por parte dos alunos. Em outubro, a equipe apresentou os resultados e conheceu outros projetos durante um evento em Campo Grande.
A professora Mariana Rici, responsável pela equipe, explicou a motivação por trás do projeto: “A ideia é conhecer e divulgar as espécies botânicas nativas presentes nos dois principais pontos de lazer aqui na cidade”, disse.
Um dos alunos, Abner Gabriel, ressaltou a importância do projeto e sua pesquisa de campo: “A gente fez uma pesquisa de campo entrevistando pessoas na praça e percebemos que muitos têm a dificuldade de identificar espécies de plantas das mais simples e, se a gente não tem o conhecimento básico, a gente acaba desmatando ou fazendo alguma coisa errada.”
Os estudantes dividiram tarefas para coletar informações sobre as espécies, produzir os QR Codes e construir o site. O projeto se destacou e recebeu como prêmio uma viagem ao Pantanal, programada para janeiro, como reconhecimento pelo trabalho incansável da equipe.
O vereador Fabiano Agi, autor da moção de aplausos, destacou a relevância do projeto: “É um projeto ecológico importante que leva informação através da tecnologia. Portanto, essa homenagem é mais do que merecida.”
Os alunos Abner Gabriel, Ane Gabriele Batista, Camila Bermal Queiroz e Júlia Xavier demonstraram como a dedicação à preservação da flora local pode impactar positivamente a comunidade. Seu projeto “Um pé de que?” é um exemplo inspirador de como a educação pode promover a conscientização ambiental e o uso da tecnologia para o bem da cidade de Paranaíba.
Deixe o Seu Comentário