Encerra nesta segunda-feira (18), às 23h59, o período de inscrições para os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por meio do Processo Seletivo Discente (PS) 2022. São 2.695 vagas distribuídas em 64 cursos presenciais gratuitos de graduação (bacharelado e licenciatura), instalados nos campi da UNIR em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena. A seleção será feita pela nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio da página eletrônica https://sistemas.unir.br/discente, até as 23h59 desta segunda-feira, 18 de julho de 2022. Para concorrer às vagas o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio ou estar regularmente matriculado no 3º ano do Ensino Médio, com previsão de conclusão antes da data da matrícula na UNIR.
Último dia de inscrições para 2.695 vagas em 64 cursos da Unir
Cotas – Pelo menos 50% das vagas em cada um dos cursos da UNIR são destinadas a alunos cotistas. Entre as cotas estão aquelas reservadas para alunos oriundos de escolas públicas, para candidatos de famílias com baixa renda, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e para pessoas com deficiência. O edital, disponível na íntegra neste link, traz todos os detalhes sobre as formas de ingresso, vagas disponíveis, locais dos cursos, e também sobre as vagas reservadas para alunos cotistas.
Candidato pode escolher nota do Enem – Como a seleção será feita pela nota do Enem, as oportunidades são para candidatos que tenham realizado ao menos uma das três últimas edições do exame, de 2021, 2020 ou 2019. Caso o candidato tenha feito o Enem mais de uma vez nos últimos três anos, deverá escolher e utilizar a nota de apenas uma edição para efetuar a inscrição.
Edital complementar – O processo seletivo para novos alunos da UNIR ainda prevê um processo complementar, caso após a seleção com notas do Enem ainda haja curso que não tenham pelo menos o dobro de candidatos inscritos em relação à quantidade de vagas disponíveis. Ou seja, se não tiverem concorrência mínima de dois candidatos por vaga, haverá a seleção por meio do Histórico Escolar do Ensino Médio do candidato. Porém essa forma de ingresso será válida apenas para os cursos que não preencherem todas as vagas por meio da nota do Enem. De acordo com o cronograma do PS UNIR 2022, a data prevista para publicação do edital complementar é dia 15 de agosto.
Cursos ofertados
Ariquemes: Pedagogia.
Cacoal: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de Produção.
Publicidade
Guajará-Mirim: Administração, Gestão Ambiental, Letras/Língua Portuguesa e Pedagogia.
Ji-Paraná: Engenharia Ambiental e Sanitária, Estatística, Física (licenciatura), Física (bacharelado), Matemática e Pedagogia.
Porto Velho: Administração, Arqueologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (bacharelado), Ciências Sociais (licenciatura), Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Filosofia, Física, Geografia (bacharelado), Geografia (licenciatura), História, Jornalismo, Letras/Libras, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática, Medicina, Músca, Pedagogia, Psicologia, Química e Teatro. Presidente Médici: Engenharia de Pesca e Zootecnia.
Rolim de Moura: Agronomia, Engenharia Florestal, História, Medicina Veterinária e Pedagogia.
Vilhena: Administração, Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia
H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.
O ganhador do chapéu autografado por Ana Castela e pela dupla Zé Neto & Cristiano recebeu o prêmio nesta quinta-feira de clima natalino. Roberto Vilela afirmou que ficou muito feliz com a conquista, mas optou por doar o chapéu ao Instituto Irmã Emiliana. A peça deverá ser leiloada em 2026, com a renda revertida para ações da instituição.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba, em ação conjunta com a 1ª Delegacia de Polícia de Paranaíba, realizou, na data tarde de hoje, a prisão de um homem investigado por ameaças e perseguição no contexto de violência doméstica.
A vítima compareceu espontaneamente à DAM e relatou episódios de ameaças graves, intimidação, perseguição e comportamento agressivo, praticados pelo ex-companheiro após o término do relacionamento. Os fatos envolveram interceptação da vítima em via pública, ameaças de morte e envio de mensagens com teor intimidatório, inclusive no momento em que a vítima se encontrava na Delegacia formalizando a ocorrência.
Diante da gravidade da conduta e do risco concreto à integridade da vítima, a Polícia Civil atuou de forma rápida e integrada, resultando na prisão do autor, reafirmando o compromisso institucional com o enfrentamento à violência doméstica e a proteção das mulheres.
O Paranaíba Notícia fará a cobertura completa dos eventos de Natal de Paranaíba a partir da próxima semana. 🎄✨ Acompanhe tudo pelo @paranaibanoticia e fique por dentro de cada momento especial.
Deixe o Seu Comentário