A emissão da Carteira de Identidade (RG) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já está sendo realizada nos municípios do Estado de Rondônia. Em Guajará-Mirim, a divulgação foi feita pela gerência da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) junto aos órgãos parceiros. A Lei nº 13.977 de 08 de janeiro de 2020, que institui a Carteira de Identificação da pessoa com autismo para viabilizar o atendimento prioritário por meio da apresentação do documento, visando a diminuição da burocracia atual em ter que apresentar o laudo médico para fins de comprovação, bem como evitar a demora gerada pelo trâmite habitual de conferência da autenticidade desses laudos médicos, o RG para pessoas com TEA estão sendo emitidos pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
A divulgação no município de Guajará-Mirim foi feita pela Gerência Regional da Seas
Banners foram colocados à exposição, camisetas distribuídas aos servidores e folders disponibilizados à população no posto de identificação de emissão de RG localizado anexo ao prédio da 1ª Delegacia de Polícia Civil do município. Outro órgão parceiro das ações do Governo do Estado é a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Guajará-Mirim (Semtas), a titular Zilmar Carvalho, recebeu o material que será levado às famílias por meio de ações desenvolvidas pela secretaria.
“Ficamos muito felizes porque é mais um programa que o Governo de Rondônia traz para o nosso município, desta vez para beneficiar as pessoas Espectro Autista (TEA). Como secretária, mais uma vez agradeço ao Governo do Estado e a Seas pela parceria de sempre”, afirmou a secretária municipal. A gerente regional da Seas em Guajará-Mirim, Luanda Perez, destacou: “O Projeto leva às pessoas com autismo um atendimento com acessibilidade e mostra a importância dela na sociedade”. O secretário Regional da Casa Civil, Flávio Derzete da Mota, de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, acompanhou a divulgação.
Documentos Necessários
Para solicitar o RG para pessoas autistas é necessário apresentar os seguintes documentos: duas fotos 3×4; laudo médico comprovando que o requerente é pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF-opcional) e comprovante de residência. No caso de menores de 16 anos é exigida a presença dos pais ou responsáveis com seus respectivos RG’s. A entrega do documento solicitado tem previsão de sete a 90 dias, a depender do Município em que o solicitante se encontra. Pode constar no RG se a pessoa é menor de idade, analfabeto, não tem condições de assinar e Transtorno do Espectro Autista com o selo do TEA.
H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.
A primeira noite da 27ª edição do Carnaíba 2026 foi marcada por grande público, organização e muita animação na arena do evento.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Paranaíba, por meio das Secretarias Municipais de Turismo, Cultura e Governo, com o apoio do Ministério do Turismo, o Carnaíba reafirma sua importância como uma das maiores festas populares da região, fortalecendo a cultura, o turismo e a economia local.
A abertura oficial contou com o show de Mariana Fagundes, que levou energia e carisma ao palco, conquistando o público com um repertório vibrante e cheio de sucessos. A apresentação foi um verdadeiro espetáculo, consolidando o início da festa como um grande sucesso.
A Prefeitura de Paranaíba convida toda a população e visitantes para prestigiarem as próximas noites de festa, que acontecem hoje, amanhã e segunda-feira, com muita música, alegria e diversão para todas as idades.
A Prefeitura de Paranaíba informa as regras para acesso de crianças e adolescentes ao Carnaíba 2026, que acontece nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro.
Crianças e adolescentes até 15 anos (menores de 16):
Só poderão entrar e permanecer no evento acompanhados pelos pais, responsável legal ou parente maior de 18 anos.
Caso estejam acompanhados por outro parente maior de idade, será obrigatória a apresentação de autorização por escrito dos pais ou responsável legal, com firma reconhecida em cartório.
Adolescentes com 16 e 17 anos:
Podem participar desacompanhados, desde que apresentem autorização por escrito dos pais ou responsável legal, com firma reconhecida em cartório.
Publicidade
Importante:
Todos devem portar documento oficial de identificação, e a autorização deverá ser apresentada sempre que solicitada.
As regras seguem determinação do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul – Comarca de Paranaíba, 3ª Vara Cível, visando garantir segurança, responsabilidade e proteção durante o evento.
A Polícia Militar, por meio da equipe de Força Tática do 13º BPM, prendeu dois homens nesta quarta-feira (data), em Paranaíba, envolvidos em crimes de furto, dano ao patrimônio público e receptação. A ação resultou na recuperação de joias e semijoias levadas de uma residência.
De acordo com a PM, a operação teve início após denúncias anônimas apontarem que um indivíduo estaria praticando uma série de furtos na cidade. Com o auxílio de imagens de câmeras de monitoramento, que flagraram a invasão a um domicílio, os policiais iniciaram diligências ininterruptas para localizar o suspeito.
O homem foi encontrado e abordado pela equipe. Durante a checagem, os policiais constataram que ele deveria estar utilizando tornozeleira eletrônica. Questionado, o suspeito confessou ter rompido o equipamento, que foi posteriormente localizado e recuperado na residência dele.
Ao ser interrogado sobre os objetos furtados, entre eles joias e semijoias, o autor admitiu o crime e revelou a quem havia vendido os itens. Os policiais se deslocaram até o endereço informado, onde o comprador confirmou a aquisição das peças por um valor de apenas R$ 50,00.
Publicidade
Diante dos fatos, o autor dos furtos foi preso pelos crimes de furto e dano ao patrimônio público, enquanto o segundo indivíduo recebeu voz de prisão por receptação.
Os objetos recuperados foram devolvidos aos proprietários. Os dois homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba para as providências cabíveis.
Deixe o Seu Comentário