Conecte-se Conosco

Artes e Lazer

19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas

LUIS VILELA

Publicado

em

“Os povos indígenas são parceiros inestimáveis no fornecimento de soluções para as mudanças climáticas e na criação de um mundo sem fome. Nunca alcançaremos soluções a longo prazo para as mudanças climáticas e para a segurança alimentar e nutricional sem buscar ajuda e proteger os direitos dos povos indígenas.” (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO)

Em 19 de abril, comemoramos o Dia dos Povos Indígenas, data estabelecida para celebrar a diversidade de culturas dos povos indígenas brasileiros; implementar políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários; combater preconceitos contra esses povos; promover reflexões sobre a importância desses povos, destacando sua relevância para a proteção e preservação ambiental.

A data foi criada no ano de 1943, por influência de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro e, também, devido ao Congresso Indigenista Interamericano, realizado, no México, em 1940, com o objetivo de estudar a situação dos povos indígenas no continente americano e criar diretrizes e ações que os governos poderiam adotar para garantir os direitos dos povos indígenas e a preservação de suas culturas e tradições.

De acordo com o Censo 2022 sobre os povos indígenas, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a população indígena do país chegou a 1.693.535 pessoas, o que representa 0,83% do total de habitantes. Grande parte dos indígenas do país (44,48%) está concentrada no Norte: são 753.357 indígenas vivendo na região. Em seguida, com o segundo maior número, está o Nordeste, com 528,8 mil, concentrando 31,22% do total do país. As demais regiões têm a seguinte distribuição: Centro-Oeste 11,80% ou 199.912 pessoas indígenas, Sudeste 7,28% ou 123.369 e Sul 5,20% ou 88.097 indígenas.

Publicidade

O Brasil possui um grande número de povos indígenas, mais de 266, de acordo com o Censo Demográfico, de 2022, realizado pelo IBGE, e muitas deles vivem em áreas de grande importância ecológica, como a floresta amazônica. Esses povos possuem um grande e valiosíssimo conhecimento sobre os ecossistemas onde vivem, tendo desenvolvido uma profunda conexão com a terra, as plantas e os animais, ao longo de milhares de anos, vivendo em harmonia com o meio ambiente. Por isso, os povos indígenas sabem como proteger esses ambientes e administrar os recursos naturais de forma sustentável, e esse rico conhecimento tem sido transmitido de geração em geração. Os povos indígenas sabem o quanto é importante preservar os recursos naturais, para a sobrevivência de suas comunidades e, por isso, possuem uma relação de respeito e cuidado com a natureza.

Entretanto, os povos indígenas estão entre os mais vulneráveis e marginalizados da sociedade brasileira, pois sofrem constantemente ameaças às suas vidas, às suas culturas, tradições, línguas, crenças, religiões e formas de organização social, devido à invasão de seus territórios por madeireiros, garimpeiros, grileiros e grandes projetos de infraestrutura, que provocam deslocamentos forçados de suas terras; devido à degradação e poluição de suas terras por causa de desmatamentos, queimadas, contaminação de seus ecossistemas por agrotóxicos e resíduos de mineração; devido ao preconceito, discriminação, exclusão, devido à negação de suas identidades e autodeterminação e à violação de seus direitos humanos; e atualmente devido às graves consequências das mudanças climáticas, da perda de biodiversidade, da degradação ambiental e da pobreza.

É extremamente importante e necessário que os povos indígenas sejam respeitados, que seus direitos sejam reconhecidos e garantidos, e que sejam desenvolvidas e implementadas políticas públicas de valorização de suas culturas e que garantam a participação plena e efetiva desses povos nas decisões que afetam suas vidas e seus territórios, pois os povos indígenas são uma grande referência como guardiões das florestas e são os nossos parceiros essenciais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva e de um futuro equilibrado, saudável e sustentável para todas as gerações.

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artes e Lazer

Abertura oficial do Carnaíba 2026 reúne multidão e consolida sucesso da 27ª edição

LUIS VILELA

Publicado

em

A primeira noite da 27ª edição do Carnaíba 2026 foi marcada por grande público, organização e muita animação na arena do evento.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Paranaíba, por meio das Secretarias Municipais de Turismo, Cultura e Governo, com o apoio do Ministério do Turismo, o Carnaíba reafirma sua importância como uma das maiores festas populares da região, fortalecendo a cultura, o turismo e a economia local.

A abertura oficial contou com o show de Mariana Fagundes, que levou energia e carisma ao palco, conquistando o público com um repertório vibrante e cheio de sucessos. A apresentação foi um verdadeiro espetáculo, consolidando o início da festa como um grande sucesso.

A Prefeitura de Paranaíba convida toda a população e visitantes para prestigiarem as próximas noites de festa, que acontecem hoje, amanhã e segunda-feira, com muita música, alegria e diversão para todas as idades.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Artes e Lazer

Acesso de Menores ao Carnaíba 2026: O que você precisa saber

LUIS VILELA

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaíba informa as regras para acesso de crianças e adolescentes ao Carnaíba 2026, que acontece nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro.

Crianças e adolescentes até 15 anos (menores de 16):
Só poderão entrar e permanecer no evento acompanhados pelos pais, responsável legal ou parente maior de 18 anos.

Caso estejam acompanhados por outro parente maior de idade, será obrigatória a apresentação de autorização por escrito dos pais ou responsável legal, com firma reconhecida em cartório.

Adolescentes com 16 e 17 anos:
Podem participar desacompanhados, desde que apresentem autorização por escrito dos pais ou responsável legal, com firma reconhecida em cartório.

Publicidade

Importante:
Todos devem portar documento oficial de identificação, e a autorização deverá ser apresentada sempre que solicitada.

As regras seguem determinação do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul – Comarca de Paranaíba, 3ª Vara Cível, visando garantir segurança, responsabilidade e proteção durante o evento.

Modelo de Autorização, clique aqui.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Artes e Lazer

Ex-Corinthians passa férias em Paranaíba e participa de “pelada” amigos

LUIS VILELA

Publicado

em

No último sábado, o ex-goleiro do Corinthians, Gléguer Zorzim, participou de um jogo amistoso com amigos em Paranaíba. O Paranaíba Notícia prestigiou o encontro e conversou com o atleta, que relembrou momentos da carreira e falou sobre a importância do esporte como forma de integração e amizade.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade1 semana atrás

Autor de furtos que rompeu tornozeleira e homem por receptação são presos em Paranaíba

A Polícia Militar, por meio da equipe de Força Tática do 13º BPM, prendeu dois homens nesta quarta-feira (data), em...

Cidade2 meses atrás

PM desarticula ponto de venda de entorpecentes na Vila Santa Izabel, em Paranaíba

PARANAÍBA (MS) – Na tarde desta quinta-feira (18/12), a Polícia Militar de Paranaíba, através da equipe de Força Tática, realizou...

Cidade2 meses atrás

PM recupera produtos furtado no comércio de Paranaíba e prende autor

PARANAÍBA (MS) – Na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, a Polícia Militar, por meio da equipe de...

Cidade3 meses atrás

PM apreende arma de fogo e conduz homem por porte ilegal em Paranaíba

Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz homem por porte ilegal em Paranaíba Paranaíba (MS) – Na tarde de...

Cidade3 meses atrás

Pastor é preso em Paranaíba por importunação sexual contra 4 mulheres

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher – DAM de Três...

Cidade3 meses atrás

PARANAÍBA: Homem é preso por descumprimento de medida protetiva

POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA E AMEAÇA EM PARANAÍBA Na noite desta terça-feira (18/11), por volta...

Cidade3 meses atrás

Condenado por estupro é procurado em Paranaíba

Procurado por estupro de vulnerável (mandado de prisão decorrente de sentença condenatória, com pena de 18 anos e 8 meses...

Brasil3 meses atrás

Fantástico repercute acidente com bike elétrica que matou criança em Paranaíba

Fantástico destacou os riscos das bicicletas elétricas no Brasil. A matéria, exibida neste domingo, mostrou diversos acidentes graves envolvendo esse...

Cidade3 meses atrás

BPMRv apreende mais de 4 kg de haxixe marroquino durante fiscalização em Paranaíba

Paranaíba/MS – Na manhã desta quarta-feira (12/11), durante fiscalização e orientação de trânsito na MS-240, em frente à Base Operacional...

Cidade4 meses atrás

Corpo de Bombeiros encerra buscas por jovem desaparecido no Rio Paranaíba

O Corpo de Bombeiros Militar de Paranaíba informou que, após 72 horas de buscas, não foi possível localizar o jovem...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas